quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TEATRO 24 HORAS NO AR


A Federação de Artes Cênicas Estadual existe no Estado do Pará há 18 anos realizando diversos projetos no nosso estado: Campanha vá o teatro, Festival Estadual de Teatro, Jornal da Faces, Seminário anual, Coletânea de textos paraense e oficinas.
Depois da realização das 12 horas de teatro em 2008 e 2009, e do primeiro 24 horas de teatro em 2010, acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2011 a segunda edição do teatro 24 horas no ar.
As apresentações serão realizadas de 10:00 horas da manhã do sábado (dia 19 de fevereiro) até as 10:00 horas da manhã do domingo (dia 20 de fevereiro) sem interrupção, com diversos grupos da capital e de outros municípios revezando-se no palco na encenação de seus espetáculos.
O objetivo deste grandioso evento consiste na divulgação dos espetáculos da capital e dos outros municípios, formação de platéia, divulgação de produções, e também criar oportunidades para que os grupos de outros municípios do Estado do Pará mostrem seus espetáculos nos palcos de Belém, pois muitos anseios por isso. As dificuldades encontradas por esses grupos estão relacionadas à questão financeira, principalmente aos valores das pautas nos teatros, assim como a produção, já que os custos são altos.
Durante todo o ano varias oficinas são ministradas nos municípios filiados à Federação culminado com o evento, esse momento também serve como intercâmbio entre os artistas. Após cada apresentação todos os artistas recebem certificados em seus respectivos campos de atuação. 
Os espetáculos variam nos mais diversos gêneros e temáticas como: Teatro infantil, teatro infanto-juvenil, teatro adulto e teatro épico. Textos que abordam a responsabilidade social, questões como: saúde (AIDS), meio ambiente, preconceito racial e contra o idoso, questões sobre os índios de nossa região. Ao todo serão 26 espetáculos, sendo que 10 da capital e 16 de outros municípios.
O intervalo de um espetáculo para o outro será de cinco minutos, já que o evento estará com uma equipe preparada e os cenários pré-montados, agilizando o tempo dos intervalos para que não se prolonguem e a espera não seja um motivo de cansaço para o público.
O evento conta como apoio das prefeituras dos municípios que participarão com as suas montagens, e com o patrocínio da Oi, através da lei de incentivo a cultura, SEMEAR, do governo do Estado do Pará. E com apoio cultural do instituto Oi Futuro, Cerpa e Tereza Coimbra, Instituto de Arte do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Portanto a Federação entende que eventos como esse se faz necessário no sentido de dinamizar as produções na área teatral, defendendo não apenas o incentivo ao grupo da capital, mas também grupos de outros municípios que já investem na produção de teatro algumas décadas.
A Federação assume essa responsabilidade, primeiro porque é representante legal daqueles a ela afiliados, e segundo por acreditar na potencialidade desses grupos. 24 horas de teatro talvez ainda seja pouco para a quantidade de produções que estão acontecendo, mais já se tornou algo concreto na medida que revitaliza as produções do nosso Estado. 

Contatos:
facespara.blogspot.comfaces14@globo.com 
(091) 9619-2363 (091)3226-2544 (14:00 às 19:00)

Nenhum comentário: